Total de visualizações

Qualidade desse blog

Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.

Terreiro Caxuté


A bênção     O Terreiro de candomblé Konzol Inkice Caxuté Tempo Marvila, localizado no seio de uma comunidade de pequenos (as) agricultores (as), pescadores (as), marisqueiros (as) em Cajaiba, zona Rural da Cidade de Valença, interior do Estado da Bahia.

     O terreiro de Mãe Barbara tem uma localização privilegiada pela abundante presença em seu entorno de manguezais, rios, cachoeiras, fontes e pela diversidade de plantas, tanto de uso medicinal quanto daquelas utilizadas para o uso ritual.

      Nesta comunidade existem poucas habitações e alguns pontos comerciais. A estrada principal é de barro batido, exceto na frente do Terreiro Caxuté e da Igreja de Bom Jesus da Lapa que já tem calçamento de pedras. Nessa comunidade são ofertados serviços públicos de água encanada e energia elétrica, mas as casas usam fossas rudimentares ou sépticas para o esgotamento sanitário. Por um outro caminho, logo após a fabrica de óleo K’ dendê, encontramos uma fonte, onde as pessoas da comunidade lavam suas roupas e tomam banho. É ai também onde são lavadas as vestes das pessoas do terreiro, bem como são realizados alguns rituais sagrados.

    A natureza é bastante generosa nesta localidade. Temos os dendezeiros, árvores típicas dessa região, muitas árvores frutíferas e toda riqueza do manguezal. A maioria das famílias vivem da extração e produção do azeite de dendê, da pesca, e mariscagem.

0 comentários:

Translate / Taducción

Quem sou!

Minha foto
SERAFRO
Valença, Bahia, Brazil
Espaço de promoção e divulgação da Cultura e religiosidade Afro-brasileira.
Ver meu perfil completo

Seguidores