"Natação Resumo Geral
A Natação é um ato de propulsão e auto-sustentação na água com movimentos combinados de braços e pernas que foi aprendido pelo homem através do instinto e observando os animais.
A natação é um dos esportes mais completos que existem. Na Grécia e em Roma, a natação foi adotada como exercício para treinamento de soldados.
Como esporte, a natação foi prejudicada durante muito tempo, pela crença de que ajudava a disseminar epidemias. Mas isso logo foi mudando e chegou ao que é hoje, um esporte recomendado por médicos, fisioterapeutas e professores de educação física.
Benefícios da Natação
Com a Natação aprende-se e desenvolve-se a harmonia, flexibilidade, equilíbrio, coordenação, ritmo, força, potência, velocidade, resistência, pode ser utilizado com finalidades terapêuticas na recuperação de atrofias musculares, e praticando diáriamente ou regularmente, trabalha todos os mecanismos fisiológicos como: capacitade respiratória (pulmonar) e o sistema cardiovascular, além de contribuir de forma decisiva para um aumento na qualidade de vida.
É um importante meio de sobrevivência evitando muito casos de afogamento.
Natação no Desenvolvimento das Crianças
Sem via de dúvida, a natação infantil é o primeiro e mais eficaz instrumento de aplicação da Educação Física no ser humano, assim como excelente elemento para iniciar a criança na aprendizagem organizada. Similarmente, é possível afirmar ,no que diz respeito, por exemplo, ao desenvolvimento psicomotor, sua decisiva participação na construção do esquema corporal e seu papel integrador no processo de maturação
O raio de ação da natação infantil, continuam os especialistas, envolve desde a ativação das células cerebrais da criança, até um melhor e mais precoce desenvolvimento de sua psicomotricidade, sociabilidade e reforço do sistema cardiovascular morfológico.
A natação como agente educativo quando aplicada a crianças em idade pré-escolar assumirá um papel formativo e totalizador, levando as mesmas crianças que participaram de um programa de adaptação ao meio líquido a se desenvolverem melhor e mais rapidamente, o que fará do posterior processo de alfabetização algo simples e bem sucedido.
O processo de aprendizagem da criança, é iniciado a partir de uma programação que se baseia inicialmente no interesse das crianças que vão praticar o esporte e de seus respectivos pais e/ou responsáveis.
Importante:
O novo e o desconhecido podem exercer sobre a criança uma atração irresistível, desde que o processo de adaptação não seja acelerado ou bloqueado por uma experiência infeliz vivida fisicamente.
Natação para Adultos e Idosos
A natação como qualquer outro exercício aeróbico traz muitos benefícios para a saúde. Para a circulação sanguínea, a água auxilia a volta do sangue ao coração (circulação de retorno) diminuindo os efeitos da insuficiência vascular periférica.Isto constitui fator importante, principalmente para os adultos e idosos que, com o passar dos anos, têm a circulação de retorno deficitária.No caso da respiração, o indivíduo, dentro de uma piscina sofre a ação da pressão hidrostática e, como conseqüência, ocorrerão alterações cardíacas, respiratórias e circulatórias. A exigência pulmonar é maior, dando ritmo à respiração e, conseqüentemente, levando ao fortalecimento da musculatura torácica. Esta exigência levará à melhora da função pulmonar.A natação é ainda excelente para coluna vertebral, problemas ortopédicos e/ou posturais, pois fortalece o organismo como um todo e, sendo um esporte que utiliza o maior conjunto de massas musculares, torna nosso corpo mais saudável e resistente às doenças.O fortalecimento das musculaturas anterior e posterior alivia a sobrecarga constante sobre a coluna vertebral, facilitando o relaxamento e auxiliando na correção de problemas posturais e/ou ortopédicos, sem sobrecarga. Tanto a natação propriamente dita como exercícios aquáticos propiciam ao indivíduo uma amplitude de movimentos que trarão melhora para seu tônus muscular.
Importante:
Aprender a nadar deve ser uma atividade agradável para qualquer idade, de bebê até a terceira idade. A aprendizagem deve ser gradativa, sendo do mais fácil para o mais difícil (complexo) e do conhecido para o desconhecido. As atividades devem despertar o interesse e a atenção do aluno.
Natação para Gestantes
Histórica e culturalmente, o exercício para a gestante é visto como um benefício visando somente o parto. Isso, sem dúvida, continua sendo verdadeiro, e com certeza deverá ser cada vez mais indicado. Mas o que existe de novo a esse respeito é que já existem algumas evidências bastante interessantes dos benefícios que a criança adquire em função dos exercícios da mãe durante a gestação.
Crianças nascidas de mães ativas durante a gravidez, e particularmente de mães que se engajavam em programas de atividades físicas com orientação adequada, têm um índice de saúde, o famoso índice de APGAR do recém-nascido, em níveis sempre superiores às crianças filhas de mães sedentárias. Esse é um tema que, sem dúvida, vai crescer muito em termos de interesse, pois quase certamente irá comprovar que quando a mãe está se exercitando, nadando ou fazendo hidroginástica, ao mesmo tempo em que seu organismo está se beneficiando disso, a fantástica lei da natureza assegura que a criança, lá dentro do ventre materno, também estará sendo estimulada de uma maneira talvez tão ou mais importante que o próprio organismo da mãe.
Como são as Aulas:
Nós trabalhamos com os alunos divididos por faixa etária, para mantê-lo dentro de um grupo mais homogênio facilitando assim o seu melhor aprendizado e o convívio social com os outro alunos.
Com relação aos bebês, pedimos para a mamãe, papai ou responsável, para entrarem junto na piscina. Para que desta forma o bebê se sinta muito mais seguro e à vontade.
Sempre respeitando os limites e deficiências e explorando as qualidades de cada aluno.
Nado Crawl
Este nado é o mais rápido. O nadador se movimenta com o abdome voltado para a água: a ação das pernas se faz em golpes curtos e alternados, no plano vertical à superfície. O movimento dos braços também é alternado, de tal forma que um comece a puxar a água imediatamente antes que o outro termine de fazê-lo. Quando um dos braços está fora da água, o nadador pode virar a cabeça para respirar desse lado. Quanto maior o número de braçadas, maior o rendimento.
Nado de Costas
Este nado , o nadador permanece todo o percurso com o abdome voltado para fora da água. A batida de pernas é semelhante à do Crawl. Os braços alongam-se por sobre a cabeça alternadamente entram na água passando junto à orelha, com a palma da mão virada para fora, de tal forma que o dedo mínimo seja o primeiro a penetrar na água. Em seus movimento até o quadril, o braço empurra a água e impulsiona o corpo na direção contrária.
Nado de Peito
Este é o mais lento dos estilos, é executado com o corpo e os braços estendidos, as palmas das mãos voltadas para fora e o rosto dentro da água. As pernas são trazidas para junto do corpo, com os joelhos dobrados e abertos , enquanto os braços se abrem e recolhem à altura do peito. em seguida, as pernas são impelidas para trás, para impulsionarem o nadador, num movimento parecido com o da rã,ao mesmo tempo em que os braços são estendidos para frente. A inspiração de ar é feita no final da puxada do braço, quando o nadador ergue a cabeça para fora da água.
Nado Borboleta
Este estilo surgiu como uma variação do nado de peito, em que os braços eram lançados à frente por cima da água. O estilo foi criado em 1935 pelo americano Henry Myers. A partir de 1952, por determinação da Federação Internacional de Natação Amadora(FINA), passou a ser prova específica,com a adoção de um movimento simultâneo e sincronizado dos pés, no plano vertical, o que aumentou a velocidade e deu origem ao estilo que atualmente é chamado de borboleta.
Nos jogos olímpicos há provas de nado livre nas distâncias de 50, 100, 200, 400, 800m (só para mulheres) e 1500m (só para homens); provas de 100 e 200m , nos nados de costas, peito e golfinho;provas Medley (quatro estilos) individuais de 200 e 400m; revezamento 4 x 100 e 4 x200 (só para homens) em nado livre; e revezamento Medley 4x100. Fora de competições olímpicas, disputam-se outras três provas de nado livre: 1500me revezamento 4x200 nado livre (mulheres) 800m (homens).
Nas provas de nado livre , o nadadores podem escolher qualquer um dos estilos, mas quase sempre optam pelo Crawl, por ser o mais rápido. Nos revezamentos Medley, cada nadador executa um estilo a cada 100m, na seguinte ordem: Borboleta, Costas, Peito e Crawl."
FONTE RETIRADA ?(BLOG:F
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Edite aqui o seu comentário!!!