Angola começa a recuperar parques nacionais para turismo
O Ministério do Ambiente angolano e parceiros, no quadro do Plano Estratégico da Rede Nacional de Áreas de Conservação, está a recuperar alguns parques nacionais com vista à promoção de actividades eco-turísticas.
Numa primeira fase estão a ser recuperados os parques nacionais da Kissama (Luanda), Cangandala (Malanje) e Bicuar (Huíla), onde estão a ser instaladas novas infra-estruturas.
O responsável do departamento para a Áreas de Conservação Nacional, Parques e Reservas Naturais do Ministério do Ambiente, Joaquim Manuel, referiu que as intervenções estão a ser efectuadas em infra-estruturas administrativas, hoteleiras, formação de fiscais, recuperação de estradas (picadas) e aquisição de meios de transporte internacionalmente aprovados.
“Já começamos com a Kissama, onde para além das infra-estruturas administrativas possui bangalôs bem apetrechados, um centro multiuso recentemente inaugurado, transporte para os turistas e outros serviços ”, disse Joaquim Manuel.
No Parque de Bicuar, a sua vegetação continua em bom estado de conservação, bem como as suas infra-estruturas administrativas.
Angola é um dos países da África Austral com uma área relativamente elevada de parques nacionais, com uma rica biodiversidade. Actualmente, estão inscritas 14 novas áreas de conservação prioritárias.
A persistência da caça furtiva por nativos, prática de agricultura de subsistência, pesca artesanal, pecuária, recolha de lenha e outras actividades, continuam a se registar nessas áreas de conservação, uma acção que será mitigada com a integração destes em vários projectos.
O Plano Estratégico da Rede Nacional de Áreas de Conservação visa entre outros objectivos, implantar um sistema de conservação da biodiversidade nacional que seja capaz de conduzir a estabilidade ecológica, a resiliência às alterações climáticas e o bem-estar do próprio homem. As informações são da Angop.
fonte:Africa 21
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Edite aqui o seu comentário!!!