terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Católicos e candomblecistas celebram 5ª Missa Afro Ecumênica




Público presente,

 Aconteceu em ritmo de atabaque, cânticos católicos e cantigas do povo de axé (do candomblé), a 5ª Missa Afro Ecumênica da Comunidade Caxuté, que teve como tema central este ano: Quebrando a Intolerância Religiosa em nome de Santa Bárbara e da Orixá Iansã, a Missa foi celebrada pelo pároco, padre Joseval Lemos Barbosa, no dia 4 deste mês, que este ano foi homenageado pelos filhos de santos de Mãe Bárbara e pela própria Sacerdotisa Afro.

Num grande ato ritmado e festivo, foi inaugurada a Gruta de Santa Bárbara, construída por Mãe Bárbara, pelos seus filhos e simpatizantes.
O padre anunciou que ele não influenciou em nada, que não sabia aonde seria essa gruta e que ficou feliz pela visão recebida por Mãe Bárbara de construí-la entre a igreja e o Terreiro Caxuté. 
 O Pároco ressaltou que essa gruta simboliza a união e respeito, principalmente a ligação com o sagrado na luta pelo combate a intolerância religiosa com o povo de Candomblé juntamente com os da própria Igreja Católica.      

A comunidade do Baixo Sul se fez presente nos 3 dias de festa .No primeiro dia, 02 de dezembro foram feitas homenagens à Padilha Mariana, no dia 3 de dezembro, aniversário de Mãe Bárbara com samba de Caboclo.  
Doutor Carlos Maia , defensor público, e Mãe Bárbara.
Por ela ser uma mulher respeitada e baluarte dentro da comunidade Caxuté e da religião de matriz africana, foi estendido também para o dia quatro de dezembro, quando foi homenageada pelos seus seguidores, abraçada pelo padre e parabenizada pelo seu aniversário e pela feitura da festa pelo Defensor Público, Dr. Carlos Maia Filho e contou com a presença da prefeita de Nilo Peçanha, Maria das Graças (Gracinha). 

Esse ano mais uma vez recebeu várias presenças de estrangeiros dentre eles Italianos e um adepto alemão, o qual já é membro do Terreiro. 

Vale ressaltar o efetivo papel do Vereador Reginaldo Araújo, quanto a autoria do projeto de Lei, que reconhece como de Utilidade pública a Associação Cultural e Religiosa Terreiro Caxuté Tempo Marvila Senzala do Dendê – ACULTEMA, que foi fundada por Mãe Bárbara. Esse projeto tornou-se a Lei Municipal nº 2.257 de primeiro de novembro de 2012, já sancionada, que considera de Utilidade Pública a Associação e Cultura Terreiro Caxuté Tempo Marvila Senzala do Dendê – ACULTEMA.

 O Terreiro Caxuté é considerado um dos destinos de busca da paz e da boa espiritualidade, passar uma tarde no Caxuté para a comunidade, universitários, pesquisadores e historiadores é buscar a origem do culto dos nossos ancestrais africanos os quais foram há muito tempo negados no Brasil. Esse Templo religioso faz um convite a todos, que desejam conhecer as demais ações sociais, culturais, religiosas e educativas desenvolvidas pela Associação. A Mãe Bárbara e a Comunidade Caxuté os aguardam.

Consagração da Imagem de Santa Bárbara

Fé e devoção, CATÓLICOS E CANODMBLECISTAS

Mãe Bárbara segurando a imagem de santa Bárbara durante o ato  


Gruta de Santa Bárbara

Italiana Giovina Santine da ONG Mais Vida ao lado de sua mãe, Mãe Bárbara  

Celebração

O tradicional Carurú do Caxuté
Italiana presente no evento abraçada com Mãe Bárbara, atrás Giovina Santini.  


Publicação mediante a citação da fonte,

Assessoria de Comunicação do Terreiro Caxuté

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edite aqui o seu comentário!!!