Total de visualizações

Qualidade desse blog

Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.
segunda-feira, 9 de junho de 2014

Caminhos abertos...

Por: Adriano Pereira -  (literatura afrocaxuté)



Gosto das festas no terreiro por que cada vez aprendo mais sobre um povo que, em meio a tanto preconceito, consegue preservar uma cultura to rica. Mesmo sem livros, as cantigas e saudações são aprendidas oralmente e há um respeito e vontade de compartilhar que impressiona.

Ajoelhei-me para pedir a Oxalá paz , segurança e força. Depois vi Ogum descer lindamente numa negra forte e receber suas honras. Sentei no chão, junto com os outros, para comer de mão sua comida. Cantei pra Oxóssi, seu irmão e recebi de minha mãe um livro e as sandálias de couro. 

Caminhei pela roça sob a frondosa sombra de Irôko, voltei ao barracão para saudar Oyá, aqueci-me na fogueira de Xangô e ajoelhei a seus pés para receber sua benção. Depois erês brincaram comigo e dividiram seus doces. Por fim, Oxumaré arrodeou a lua crescente brindando-nos com um lindo espetáculo. Saí renovado pelo axé!

Adriano Pereira


Sobre o Autor:

"Adriano é o idealizador da Ocupação Cultural, sarau que reúne diversas linguagens artísticas, realizado mensalmente no Centro de Cultura Olívia Barradas, em Valença, e em espaços culturais e instituições da cidade e da região desde 2009, contabilizando mais de 50 edições. O valenciano integra o grupo OPECADO, responsável pela produção do espetáculo A Órfã do Rei, premiado na 1ª Chamada do Calendário das Artes em 2012 e convidado para integrar a programação do II Festival Internacional de Teatro e Artes em Luanda, em Angola. Em literatura, Adriano foi organizador e um dos autores da coletânea Novos Valencianos, além de ter publicado o livreto Terço Mariano e ter finalizado DezGraçasPoéticas, livro de poemas ainda não lançado. Na área de teatro, está em cartaz com o espetáculo Amares ao lado de Juliano Britto, com texto e direção de Otávio Mota, peça que chega ao Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, no dia 6 de junho. Após a apresentação, Adriano participa do lançamento de Derivados, mostra coletiva que reúne trabalhos em videoarte, pintura e instalações de artistas de Valença e região, previsto para 14 de junho, no Centro de Cultura Olívia Barradas. Ele participa com a instalação Nau Derivadas, que apresenta poemas de sua autoria colados em garrafas."
Fonte: http://funcebitinerante2013.blogspot.com.br/2013/05/a-gente-os-encontrou-em-valenca-adriano.html

0 comentários:

Translate / Taducción

Quem sou!

Minha foto
SERAFRO
Valença, Bahia, Brazil
Espaço de promoção e divulgação da Cultura e religiosidade Afro-brasileira.
Ver meu perfil completo

Seguidores